O DIABETES
Conforme a definição da Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes “é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz”. Existem tipos diferentes de diabetes, estes são:
• Tipo 1: aparece geralmente na infância ou adolescência, entretanto pode ser diagnosticado em adultos também. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue;
• Tipo 2: manifesta-se mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose;
• Gestacional: quando o bebê é exposto a excesso de glicose ainda no ambiente intrauterino, há maior risco de crescimento excessivo (macrossomia fetal) e, consequentemente, partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até de obesidade e diabetes na vida adulta.
• Pré-diabetes: quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos e pessoas com alterações nos lipídios estão no grupo de alto risco.
O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO
Seja qual for o tipo de diabetes e tendo ou não diabetes, todos devem ter uma alimentação saudável, regular a quantidade de doces e gordura ingeridos. Isso ajuda a manter o peso corporal saudável. É sempre bom lembrar: se você está acima do peso considerado ideal para o seu perfil, emagrecer ajudará muito no controle da doença. Uma perda de 10 a 15% já representa uma vida muito mais saudável, mesmo que você não chegue ao peso ideal.
Uma ferramenta muito importante aos diabéticos é a contagem de carboidratos. Você pode anotar os valores ou colocar também em aplicativos para o celular. Como a alimentação será reflexo da quantidade de exercícios realizada, o diabetes nada mais é do que uma oportunidade para rever os hábitos — seus e de sua família.
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991, pela Federação Internacional do Diabetes (IDF), junto à Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento mundial de diagnósticos da doença. Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. Em comemoração esta data, veja algumas recomendações para ter uma alimentação mais saudável:
• Fracione as refeições. Realize de 4 a 6 refeições por dia (com intervalos de 3 em e horas);
• Diversifique a alimentação, ela deve ser bem equilibrada e conter alimentos como carboidratos, fibras, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais;
• Prefira as opções integrais de pães, massas e cereais.
• Varie o consumo de frutas, verduras e legumes. No caso das frutas, opte por comer frutas com bagaço e evite os sucos naturais concentrados;
• Prefira peixes, carnes e aves magras, preparadas com pouca gordura;
• Opte por leite, iogurte e queijos semidesnatados ou desnatados (com baixo teor de gordura);
• Beba bastante água;
• Consulte um profissional nutricionista.
Em caso de dúvidas, você pode contar com nossos profissionais.
SerMed é ser você com mais saúde!