O verão está se aproximando do nosso hemisfério e os cuidados contra a radiação solar nessa estação devem ser redobrados, principalmente em países tropicais como o Brasil.
O CÂNCER DE PELE
O câncer de pele não é uma doença única, ela se divide em câncer não melanoma e melanoma. Este último se difere pela sua origem em células da pele denominadas melanócitos — responsáveis pela produção do pigmento que dá cor a pele, a melanina.
Apesar de o câncer de pele ser o mais incidente na população brasileira, correspondendo a 30% de todos os diagnósticos registrados, apenas 3% desses casos se tratam de melanoma, isto é, o tipo mais agressiva em razão da sua alta probabilidade de provocar disseminação para outros órgãos (metástase).
A IMPORTÂNCIA DO FILTRO SOLAR
A utilização de um filtro solar adequado é sem sombra de dúvidas o melhor aliado para a prevenção contra a doença.
O produto deve ser aplicado diariamente, 30 minutos antes da exposição solar para melhor absorção da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fator de proteção solar 30 (FPS) ou superiores são os recomendados para o uso diário ou até mesmo em exposições prolongadas como piscina e praia.
AS RECOMENDAÇÕES DE ROUPAS IDEIAS
Além do filtro solar, a utilização de vestimentas adequadas para se proteger dos raios solares é indispensável para as atividades realizadas em ar livre.
Conforme as recomendações da SBD, a utilização de chapéu e roupas de algodão devem ser privilegiadas, visto que esse material consegue bloquear 50% da radiação ultravioleta (UV) emitida pelo sol, enquanto outros materiais como o nylon consegue apenas 30%.
Outro item indispensável na composição do outfit da prevenção são os óculos de sol, dado que esses previnem o aparecimento de doenças oculares como a catarata, entre outras lesões causadas pelo sol.
OS HÁBITOS BENÉFICOS
O aumento da temperatura nessa estação faz com que a hidratação redobrada e o uso diário de um hidrante corporal sejam importantes para manter os níveis adequados de água na pele.
A ingestão de alimentos de cor alaranjada ou avermelhadas é altamente recomendada devido a maior concentração de carotenoides. Estes se depositam na pele e promovem um fator antioxidante protetor contra os efeitos negativos do sol. Alguns alimentos que contêm essa substância são: maçã, mamão, beterraba, abóbora e cenoura.
A respeito do banho, orienta-se o uso de sabonetes compatíveis com o tipo de pele e a utilização de água fria ou morna para evitar o ressecamento desse órgão.
Estamos no Dezembro Laranja — mês dedicado a prevenção ao câncer de pele. Este é o momento ideal para se reparar mais na pele e procurar atendimento dermatológico para verificar qualquer eventual alteração nela.
SerMed é Ser Você com mais saúde!