O câncer do colo do útero é decorrente de uma infecção viral causada por alguns tipos do Papilomavírus Humano (também conhecido pela sua sigla inglesa HPV, “Human papillomavirus”), denominados “tipos oncogênicos”. 

A infecção genital por esse vírus não causa doença na maioria das vezes, entretanto, algumas alterações celulares podem ocorrer e evoluir para o câncer do colo do útero. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (Papanicolau) e curáveis na quase totalidade dos casos. 

Outros fatores que podem contribuir para o surgimento dessa doença incluem: início precoce da atividade sexual, múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

COMO SE PREVENIR?

Segundo o calendário vacinal do Ministério da Saúde, a vacina tetravalente contra o HPV é administrada em duas doses, com intervalo de 6 meses entre as doses, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A vacinação é uma das formas de prevenção contra a doença e protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV, sendo estes dois últimos os responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, quanto os dois primeiros (tipos 6 e 11) causam verrugas genitais. 

A outra forma de prevenção é a realização do exame Papanicolau ou também chamado exame preventivo. As mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão realizar o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV existentes. Para mulheres com imunossupressão (diminuição de resposta imunológica por medicamentos), vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até os 45 anos.

QUAL O PAPEL DO EXAME PREVENTIVO?

O exame preventivo do câncer do colo do útero é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e realizar o diagnóstico precoce da doença e sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença.

O exame preventivo é simples e rápido, podendo, no máximo, causar um pequeno desconforto. Entretanto, algumas precauções devem ser adotadas para garantir um resultado correto, sendo estas:

  • Não ter relações sexuais (mesmo com preservativo) no dia anterior ao exame;
  • Evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais 48h anteriores a realização do exame; 
  • É importante não estar menstruada, pois, a presença de sangue pode alterar o resultado;
  • Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

QUEM E QUANDO DEVE FAZER?

Qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos que já tiveram atividade sexual deve realizar o exame. 

Devido à longa evolução da doença, o Papanicolau pode ser realizado a cada 3 anos. Contudo, é recomendado que os 2 primeiros exames sejam anuais para maior segurança do diagnóstico.

Além de realizar o exame, é indispensável retornar ao local onde foi realizado o (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções possíveis. É preciso lembrar que tão importante quanto realizar o exame, buscar o resultado e apresentá-lo ao médico são passos necessários.

Em caso de dúvidas, agende já sua consulta pelo nosso WhatsApp: (34) 99681 – 6446 e faça seus exames! 

SerMed é Ser Você com mais saúde!